Seu website está pronto para o inbound marketing?

Seu website está pronto para o inbound marketing?

Seu site é, nos dias atuais, uma representação da empresa. É também uma das bases elementares do sucesso do inbound marketing, funcionando como uma ferramenta para a atração de visitantes, convertendo-os em leads até que percorram a jornada de compra.

No universo de inbound, nós falamos muito sobre artigos, social media e ofertas para download, mas esses itens muitas vezes são ignorados e sua eficácia diminui drasticamente, dificultando o sucesso da estratégia. Entre os principais motivos estão a baixa conversão, poucos visitantes, páginas com poucas interações, muita informação ou pouca informação que não soluciona o problema do visitante, entre outros. Ou seja, a estratégia e o planejamento estão feitos, mas sem uma sinergia entre o site e o inbound marketing, os resultados podem ser frustrantes.

Estado atual do site

Quando analisamos a eficiência de um website a primeira pergunta que fazemos é: quantas visitas ele possui e quantos são convertidos em leads? Há outras métricas tão ou mais importantes na análise completa da eficiência de um site, mas saber qual é a geração atual de visitas é um elemento crucial para entender suas principais dificuldades e pontos a serem mudados.  

A conversão de um website depende de substancialmente de alguns elementos, como a inclusão de call-to-actions (CTA’s), postagens constantes no blog, criação de landing pages que ofereçam de maneira otimizada e orgânica, ofertas relevantes para o público.

O site deve ser o caminho completo que leva o visitante até o seu objetivo.

Para determinar o sucesso ou insucesso das conversões em seu site há algumas ações que podem ser feitas, como:

  • Teste A/B em CTA’s e landing pages;
  • Analisar velocidade de carregamento do site
  • Analisar as ofertas disponíveis e quem é o público que chega até a página.

Páginas sem interações

Este segundo tópico está relacionado ao anterior, pois a interação depende das visitas que seu site ou uma página específica recebe e, mais do que isso, como ela é divulgada fora de seu espaço.

É um fato consumado: a importância das redes sociais dentro do inbound marketing tende a crescer ainda mais. Seu poder de engajamento sem tamanho não pode ser ignorado e deixado de lado pelos profissionais da área, como mostra esse nosso artigo.

A interação é basicamente uma via de mão dupla, ou seja, seu público não irá conversar com você, curtir o que você publica, compartilhar suas ideias se você não fizer o mesmo e mostrar que quer conhecê-los e fazer parte de seu dia a dia. Portanto, a ordem é ser social e sociável, mas claro, sem falsidades! As pessoas sabem quando uma empresa deseja apenas mais números positivos em suas planilhas ao invés de relacionamentos duradouros.

O conteúdo do seu site é pertinente ao ponto de dor do seu público?

As pessoas querem ter seus problemas solucionados, querem se atualizar, apenas se divertir, ou todas as opções. E confesso que ainda não encontramos maneira melhor do que com um conteúdo de qualidade e que converse com o público.

E engana-se quem acredita que conteúdo se refere a apenas texto. Em um mundo cada vez mais frenético e móvel, os produtores de conteúdo precisam ter em mente que há outras e tão ou mais eficientes maneiras de passar uma mensagem para o seu público.

Não deixe de investir em vídeo, infográficos, podcasts em seu planejamento de conteúdo, pois ele enriquece seu site e atrai pessoas interessadas para sua empresa, incentivando, justamente, a interação.

Utilize o SEO a seu favor e apareça mais

Search Engine Optimization. Esse, provavelmente, é um dos conceitos mais propagados dentro do marketing digital e do inbound marketing, e não é para menos, com ações certeiras ele permite que a empresa melhore seu posicionamento nos motores de busca.

Na prática isso significa que uma empresa passa a ser mais vista, aumentando as chances de ser ouvida (ou lida) e, assim, contratada. Lembre-se do ditado antigo: Se não tem no Google, então não existe.”

E os números não mentem, cerca de 60% das pessoas tomam a decisão de compra através da internet, antes mesmo de falar com um vendedor ou com um representante da empresa. Então como fazê-las chegar lá?

Há um tempo fizemos o artigo: 10 etapas fundamentais para otimizar o SEO de seu site, um conteúdo que explica e mostra como alavancar a presença de uma empresa na Internet com a ajuda de táticas de SEO, mas iremos te adiantar algumas, como:

  • Faça excelentes meta descriptions;
  • Tenha certeza que seu site é adaptável a todas as plataformas;
  • Use a linguagem que seus clientes usam, não os jargões.

Quer manter o seu site em constante melhoria? Conheça o Growth Driven Design.

Esses são pontos de atenção importantes para um site. Sabemos que o marketing não é uma ciência exata. Mesmo com todos os estudos, teorias, ferramentas e plataformas a nossa disposição, no final o que vai definir se seu site está pronto para receber o inbound marketing é o seu público.

Após ler o artigo, faça a seguinte pergunta: Será que seus resultados de inbound marketing estão menos impactantes porque seu site não está otimizado para conversão? A estratégia requer um site estruturado e que tenha os elementos citados acima. Mas podemos ajudar a sua empresa, entre em contato conosco.

Quer aprender mais?

Essas são apenas 3 dicas, mas você poderá aprender mais itens importantes em nosso Guia 10 sinais que provam que sua empresa precisa de um novo website.

superstorm

Related Posts
Leave a reply