Design é importante para a estratégia de Inbound Marketing?

“Um bom design é óbvio. Um excelente design é transparente.” Joe Sparano

Qual a importância que você dá para o design na sua estratégia de inbound marketing? Será que o design das peças avançadas valorizam o seu produto/serviço, e principalmente sua marca? Será que ele está sendo efetivo a ponto de elevar sua taxa de conversão?

Desde 2006, o Inbound Marketing vem apresentando aos profissionais de marketing uma nova forma de comunicar e gerar ótimos resultados. Com a premissa de ajudar pessoas, o novo marketing cria conteúdo relevante para o público e mostra soluções para seus problemas, educando-os com artigos, vídeos, e-books, white papers, infográficos, até despertar nele a confiança e o desejo de compra.

Sabemos que a base dessa estratégia é o conteúdo, e para quem já trabalha com o novo método, é comum ouvir dizer que o “conteúdo é rei”, mas quero chamar a atenção para outro pilar importante dessa grande estratégia de comunicação: o design.

Será que o design é importante para a estratégia de Inbound Marketing?

Trabalho como Creative Designer na Agência Inbound, não elaborando peças gráficas, mas criando valor para as marcas de nossos clientes, desde um CTA até todas as peças que envolvem o lançamento de uma campanha, e posso afirmar com propriedade que, tanto conteúdo como design são indispensáveis para o sucesso da sua estratégia de inbound marketing.

São horas buscando referências, estudando a marca do cliente, entendendo suas personas e procurando a melhor forma de impactá-las positivamente, criando experiência através do design.

Designers são, geralmente, muito perfeccionistas, e eu não sou diferente. Foco em cada detalhe, como alinhamento, tipografia, tom da imagem, e avalio se tudo isso conversa e transmite a essência da marca. Procuro trazer para as peças elementos visuais que gerem maior percepção de valor e uso o princípio da Gestalt como minha aliada, criando sempre uma unidade visual em cada projeto. Inovação é parte da rotina, é a grande arma para criar layouts exclusivos e efetivos.

Você ainda tem dúvidas sobre a importância do design? Imagine a seguinte situação: enfim o conteúdo do seu primeiro e-book ficou pronto. Ele demandou tempo, muita pesquisa e dedicação de todos os envolvidos nesse projeto e o arquivo final fechou em 30 páginas. Imagine você ofertar essa peça sem design? Você acha que ela terá grande impacto? Será que as pessoas que farão o download desse conteúdo chegarão até a metade da leitura? Talvez não.

Não há dúvidas de que o design é essencial. Ele é responsável por trazer vida ao conteúdo, despertar a curiosidade no leitor, seja por uma imagem ilustrativa no blog , ou pelo design completo de um e-book.

Design e conteúdo precisam caminhar de mãos dadas, são dois elementos fundamentais para as estratégias de Inbound Marketing e precisam conversar. Você não pode dizer X e criar Y, o resultado certamente não será o esperado.

Por isso seja exigente com o design, busque referências, crie testes A/B para avaliar o desempenho das suas peças avanças e descubra qual obtém melhor resultado e siga por essa linha de criação. Não tenha medo de ousar, muitas vezes ficamos presos e queremos “copiar” aquilo que o concorrente já está fazendo, mas seja autêntico e persiga a inovação, esteja sempre um passo a frente. Seja a referência no mercado em que atua.

Quando o design é efetivo, ele agrega valor, e cria credibilidade e personalidade para sua marca.

Este artigo foi escrito originalmente por Suzana Chiodo, Creative da Agência Inbound.

Você pode conferir aqui: http://www.agenciainbound.com.br/blog/sera-que-o-design-e-importante-para-a-estrategia-de-inbound-marketing

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