Como o Inbound Marketing está Evoluindo na América Latina

Como o Inbound Marketing está Evoluindo na América Latina

Matéria exclusiva da ‪‎Harvard Business Review‬ sobre a evolução do Inbound Marketing na América Latina com a participação especial do nosso parceiro do Superstorm: Andre Jensen, CEO da Agência Inbound.

A América Latina é o sonho de um comerciante moderno, e não apenas por causa de seu tamanho. Em 2020, quase um em cada 10 dólares na economia mundial virá da América Latina . A região em breve representará 10% da população mundial e 9% do PIB mundial, com 640 milhões de clientes. Ela também tem a quarta maior mercado móvel do mundo, com a adoção da mídia social superando até mesmo a dos Estados Unidos . Posicionado na vanguarda da adoção digital e móvel, a América Latina oferece um olhar interessante sobre como as novas tendências de marketing estão tomando conta em uma escala global.

No HubSpot, realizamos anualmente pesquisa global sobre o estado do inbound marketing , que envolve a captura de atenção dos clientes com conteúdo valioso detectável através de mídias sociais e busca orgânica – uma abordagem mais eficiente para conduzir geração na era da internet do que o tradicional “push” de marketing.

Pesquisamos 2.700 comerciantes que residem na América Latina, onde o inbound marketing está tendo uma onda de crescimento. Também falamos com várias empresas latino-americanas que estão praticando esta nova forma de marketing para ouvir sobre o que é como se submeter a essa mudança.

Nossa pesquisa revela que os métodos de inbound são particularmente uma boa opção para pequenas e médias empresas, que são abundantes na América Latina, que tradicionalmente têm se esforçado para competir com as grandes empresas e com os seus orçamentos de marketing. Alguns destaques mostrará como o marketing está evoluindo na América Latina, especialmente quando se trata de técnicas de inbound marketing:

Inbound Marketing é comum na América Latina. A grande maioria (86%) dos comerciantes latino-americanos pesquisados ​​estavam familiarizados com o inbound marketing, e 60% ​​disseram que praticá-la hoje. Roberto Madero, o CEO da GROU Crecimiento Digital , uma agência de marketing no México, explica que a América Latina é seguindo o exemplo de líderes de negócios nos Estados Unidos e na Europa. “A pressão financeira está forçando as empresas a se tornarem mais eficientes e seus executivos latino-americanos começaram a mudar alguns de seus investimentos em marketing para search engine marketing. É mais mensurável, bem orientado e eficaz do que a publicidade tradicional “, disse Madero.

Esses sentimentos são ecoados por Andre Jensen, diretor da Agência Inbound, uma agência de marketing no Brasil. Ele vê o novo marketing como uma maneira de ganhar uma vantagem estratégica sobre os concorrentes locais e explica, “o inbound marketing fornece uma vantagem competitiva considerável para as empresas que querem aumentar as taxas de vitória, enquanto diminuem seus ciclos de vendas.”

Software de automação de marketing não ainda não prevalecem. Mais de um em cada três empresas na América do Norte adquirir algum tipo de software de automação de marketing. Essas ferramentas fazem parte do trabalho pesado para os comerciantes por processos tais como o envio de campanhas de e-mail para segmentos de um banco de dados, orientando-os para ofertas de marketing, coletando seus dados e adicionando-os a automatizar fluxos de trabalho.

Hoje, poucas empresas na América Latina usam software de automação de marketing, e apenas 3% dos entrevistados listaram automação como sua principal prioridade para recursos de software. Em vez disso, estes comerciantes estão mais focados em outras áreas, como a criação de conteúdo e SEO.

O custo de aquisição de leads é menor para as empresas que usam inbound marketing. As empresas da América Latina que estão usando técnicas de inbound gastam 63% menos para adquirir novos clientes potenciais do que aqueles que não o fazem. Isto é provável porque inbound marketing concentra os esforços de um comerciante em alcançar os compradores no momento em que já estão em busca de algo. Técnicas de outbound são muito mais caras, e muitas vezes envolvem a inundar o mercado, incluindo aqueles que não estão necessariamente interessados, com mensagens em um esforço para atrair compradores para fora da toca.

De fato, algumas empresas, como Samba Tecnologia , uma empresa de hospedagem de vídeo no Brasil, redesenhamos toda a função de marketing em resposta à tendência de inbound  . Um ano e meio depois de se mudar para uma estratégia de inbound marketing, relataram resultados impressionantes. “Inbound Marketing nos ajudou a aumentar quatro vezes mais clientes do que no ano anterior”, explicou Pedro Filizzola, CMO da empresa. Em suma, Samba Tech tem encontrado o que muitas outras empresas estão descobrindo: custos de inbound marketing é menor e aumenta a mais receita.

Outros tipos de marketing estão ficando mais caros. No passado, a pesquisa paga era uma forma barata de atingir os clientes na América Latina. No entanto, os custos estão subindo lentamente ao longo do tempo, como há mais concorrência de empresas que tentam out-lance uns aos outros. Mesmo que os aumentos de preços têm sido gradual, até agora, as restrições orçamentais estão causando mais empresas a se mover em direção a abordagens de inbound menos onerosas. Javier Morales, co-fundador e diretor do Leads de Rocket , uma agência de marketing no Chile, assinalou, “como pay-per-click cresce na América Latina, nós descobrimos que nossos clientes fazem significativamente melhor quando complementá-la com conteúdo, social meios de comunicação, e outras táticas.”

Visual e conteúdo de vídeo são mais importantes na América Latina. Quando perguntado sobre seus projetos prioritários, 17% dos profissionais de marketing na América Latina relatou priorizando o conteúdo visual e de vídeo, em comparação com 11% dos seus congéneres norte-americanas. Com maior adoção do mobile e social nesta região, faz sentido que este tipo de conteúdo seria priorizado. A América Latina vem ganhando força para o consumo de vídeo online por um tempo agora, com países como Chile liderando o caminho.

Cada empresa procura encontrar uma vantagem competitiva, mas no mundo cada vez mais on-line de hoje, pequenas e médias empresas com menos capital estão mais poderosas do que nunca para ganhar quota de mercado de rivais maiores, expandindo seu alcance mais rápida e barata. O inbound marketing amplifica essa tendência, e já está se tornando generalizada na América do Norte como resultado. No entanto, como a tendência de inbound marketing, se move para além das fronteiras, parece ter um potencial ainda maior e importância para os comerciantes em outras partes do mundo. Agora, essas empresas globais não estão apenas abraçando a tendência do inbound marketing, eles estão dirigindo-a para frente.

Confira a matéria original, em inglês, no blog da Harvard Business Review. Escrito pela Nataly Kelly

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