Antes e depois da compra: como agir com seus leads e clientes usando o inbound marketing

Antes e depois da compra: como agir com seus leads e clientes usando o inbound marketing

O Inbound Marketing já não é mais uma tendência do mercado de marketing digital, é uma realidade! E as empresas que ainda não estão investindo em novasabordagens dos clientes estão a cada dia perdendo mais espaço de mercado e fazendo com que seus potenciais compradores se aproximem dos concorrentes.

Como então evitar que isso ocorra na sua base de clientes? A primeira informação que você deve saber e aceitar é que seus clientes também estão na base de contatos dos seus concorrentes.

Sempre que inicia uma busca sobre determinado produto ou serviço, o usuário vai a diferentes sites e procura pelo máximo de informações relevantes. Mas não é apenas você que tem informações disponíveis, seus concorrentes também fazem isso. Neste momento é interessante que você se destaque pela qualidade e relevância do seu conteúdo, ainda assim não será possível assegurar que seu lead tenha apenas o seu site como referência.

Aceitando que seu lead e potencial cliente também está na base de contatos do seu concorrente é preciso pensar: como atraí-lo para finalizar a compra comigo? Aqui entra o empoderamento do cliente, mais do que fornecer um conteúdo é necessário que seu visitante, lead ou cliente identifique valor e exclusividade naquilo que você está oferecendo, tanto no conteúdo quanto no produto em si.

Como manter prospects ativos antes da compra?

Não adianta buscar apenas por clientes que já estejam na fase de decisão de uma compra (veja aqui como identificar as fases da jornada do comprador), pois certamente uma empresa concorrente já auxiliou que ele chegasse a esse ponto e estará com vantagem. Sempre é possível que você conquiste um ou outro cliente já nesta fase, mas certamente esse número será muito menor do que se você o auxiliar a chegar nesse momento da jornada do comprador.

Se você tem um cliente na sua base de dados é imprescindível que você:

  • Analise o comportamento dele no seu site;
  • Identifique qual fase da jornada do comprador ele está;
  • Disponibilize conteúdo relevante para o interesse do cliente;
  • Ofereça seu produto de forma personalizada, exclusiva e com valor agregado.

Para que o seu cliente retorne ao seu site em busca de mais é necessário que você forneça as informações relevantes para aquele momento, por exemplo: seu usuário busca por dietas saudáveis, você oferece receitas da gastronomia mediterrânea.

Está tudo bem nessa oferta? Não! Seu usuário ainda não sabe quais são as vantagens dessa dieta, neste momento ele quer algo menos específico e quer conhecer algumas opções antes de se decidir. Além disso você perde uma oferta que poderia ser disponibilizada mais para frente, quanto ele estivesse realmente pronto para aquele conteúdo.

Como manter os clientes ativos então? Foque naquilo que ele procura naquele momento e forneça as informações aos poucos, conforme ele avance na jornada do comprador.

Depois de fecharem a compra esses clientes ainda são relevantes?

A resposta é clara: Sim! Sim! E Sim! Depois de finalizar uma compra o cliente volta ao início da jornada do comprador e começa a se preparar para uma nova aquisição (seja apenas ponderando e analisando a necessidade). Esse cliente sempre poderá comprar com você novamente e você não pode deixá-lo na mão. Para isso você deve:

  • Continuar fornecendo conteúdo relevante;
  • Utilizando o e-mail marketing para não ser esquecido;
  • Fazendo ofertas interessantes;
  • Avaliar como foi a experiência do cliente comprando com você;
  • Ajudar em possíveis dúvidas com o produto/serviço já adquirido;
  • Manter-se disponível!

Sendo assim, comece hoje mesmo a usar o inbound marketing e qualificar sua equipe de marketing digital e vendas para fazer abordagens mais certeiras e eficientes melhorando a experiência da empresa e do cliente.

Post Colaborativo por WSI Marketing na Internet

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