5 etapas para construir um fluxo de automação de resultado

5 etapas para construir um fluxo de automação de resultado

O fluxo de automação de marketing digital faz parte do conjunto de estratégias que constroem o que hoje é conhecido como Inbound Marketing. Juntamente com outras táticas como o marketing de conteúdo, o fluxo de automação tem o objetivo de auxiliar na atração, conversão, venda e fidelização; os quatro pilares do Inbound Marketing.

Se o Inbound Marketing tem o objetivo macro de captar e fidelizar clientes por meio da divulgação de um conteúdo qualificado, o fluxo de automação é o responsável, principalmente, pela nutrição dos leads captados durante outras etapas da estratégia macro, como por exemplo, na apresentação de uma landing page que disponibiliza um e-book em troca de um breve cadastro com nome e e-mail do cliente.

Utilizando o exemplo acima, após a captura de um e-mail, é preciso que a empresa tenha alguma estratégia para utilizar esse contato da melhor maneira possível, levando-o a caminhar por todo o funil de vendas até que esteja preparado para a compra. Agora imagine criar uma estratégia de captação de leads e depois ter que nutrir manualmente cada usuário, cada um deles em um estágio diferente de interesse, um por um… Para solucionar problemas como esse o fluxo de automação pode ser construído e aplicado em suas técnicas de marketing digital.

Porque aplicar o fluxo de automação

O fluxo de automação é a maneira rápida e fácil de realizar alguma tarefa desejada de maneira eficiente, com resultados consistentes e precisos. A automação de tarefas pode ser uma estratégia aplicada a diversos setores da empresa.

Acima apontamos o exemplo de automação voltada para estratégias de inbound marketing, como a automação do e-mail marketing, mas o fluxo de automação pode ser aplicado a áreas diferentes da empresa.

Então, quando uma empresa deve considerar a automação? Por que sua empresa precisa adotar automação de fluxo de trabalho?

Quando há um processo (geralmente repetitivo) para implementar uma série de tarefas, ele é normalmente gerenciado manualmente com um monte de arquivos em papel ou, na melhor das hipóteses, com uma combinação de planilhas e um bom e-mail antigo.

O fluxo de automação ajuda na racionalização deste processo com menos intervenção humana, eliminando assim a possibilidade de erros humanos. A automação de processos de negócios oferece melhor visibilidade das várias tarefas, pode identificar pontos de estrangulamento e sugerir áreas de melhoria e, assim, aumentar a produtividade geral dos negócios.

Quando iniciar uma estratégia de fluxo de automação

O fluxo de trabalho automatizado que sua organização opta deve automatizar somente as etapas repetitivas de sua estratégia de marketing digital. Ela não elimina a necessidade de profissionais da área.

Quando falamos de fluxo de automação de e-mail marketing por exemplo, toda a estratégia de construção de qual e-mail marketing será enviado, qual o momento que ele será enviado, o que o cliente precisa realizar para que receba determinado próximo e-mail, deve ser minuciosamente construído pela equipe de marketing responsável. O software de automação de e-mail marketing será alimentado com a campanha e com os e-mails produzidos e implicará inúmeras vezes o material já previamente desenvolvido.

O fluxo de automação de marketing digital é uma estratégia que tem o a maneira rápida e fácil de realizar uma tarefa desejada de maneira eficiente, com resultados consistentes, por meio da criação de uma padrão desenvolvido uma única vez e repetido sempre.

Conheça também: Automação de SMS: amplie resultados de conversão e nutrição

5 principais etapas que toda empresa deve considerar antes de migrar completamente para a automação.

1. Identifique tarefas repetitivas

Identificar etapa da sua comunicação que tem tarefas repetitivas deve ser o primeiro passo quando uma empresa considera desenvolver um fluxo de automação eficaz.

Para identificar o problema, uma compreensão profunda do negócio é essencial. A melhor maneira seria fazer uma representação visual de seu fluxo de comunicação, descrevendo como ele é feito ou como você gostaria que ele fosse desenvolvido.

Conte com a ajuda de diagramas de fluxo para entender melhor o fluxo de trabalho da sua empresa e identificar as tarefas repetitivas.

Este é um passo fundamental que precisa ser feito em estreita consulta com as outras partes interessadas e os usuários reais do processo. Você também pode considerar as economias líquidas em termos de economia de tempo e economias de custo efetivas.

Nesse caso, antes de firmar um caminho para o fluxo de nutrição, pode ser interessante aplicar um teste A/B e identificar quais e-mails trazem um retorno melhor de seu cliente, por meio da análise por exemplo, de abertura de e-mail, clique no e-mail, resposta ao CTA e conversão na página de destino.

2. Definir metas de negócios

Depois de identificar quais tarefas podem ser automatizadas, a próxima etapa será definir suas metas de negócios usando seu fluxo de trabalho manual atual como referência.

Sua meta pode estar relacionada a melhorar o rendimento ou reduzir o tempo de ciclo em uma única etapa da sua comunicação ou até o momento em que o usuários estará em uma etapa em que será considerado um lead qualificado o suficiente para receber uma ligação ou uma promoção especial.  

Você pode querer que sua força de trabalho lide com menos entrada de dados e se concentre mais em tarefas de produção. Pode ser qualquer coisa, mas você precisa ser capaz de justificar como seus objetivos de negócios serão alcançados pela automação e como você os medirá.

3. Selecione a solução de fluxo de automação correta

O próximo passo seria decidir os meios até o fim. Como desejamos alcançar as metas de negócios? Para chegar a uma solução, sua próxima etapa prioritária será selecionar a solução de automação de fluxo de trabalho correta.

Com base nas metas que você definiu na etapa anterior, selecione seu software de automação de marketing para automatizar seu processo de negócios. A ferramenta de fluxo de automação de marketing selecionada deve ser simples e fácil de usar e facilmente adaptável por seus usuários.

4. Treine os usuários

O próximo passo seria treinar a força de trabalho para usar o novo software de fluxo de trabalho. Qualquer nova mudança trazida pela administração é sempre recebida com resistência, pois é vista como desnecessária pelos funcionários.

Por isso, é imperativo envolver os usuários finais desde o primeiro passo e incluí-los nas discussões para que eles sejam parte integrante do processo de tomada de decisão.

Isso define os usuários finais como responsáveis ​​e traz as melhores ideias para o primeiro plano. Proporcionar um caminho de transição claro do processo manual atual para o novo sistema automatizado e dar a eles treinamento adequado para ajudá-los a se atualizar seria um grande passo para tornar essa transição bem-sucedida.

5. Meça os principais indicadores de desempenho e melhore seu fluxo de automação

Como toda estratégia de marketing digital, a construção de um fluxo de automação deve ter seus resultados medidos e analisados.

O monitoramento e a medição contínuos de seu fluxo automatizado ajudarão a identificar os gargalos e sugerir áreas de melhoria. A avaliação contínua de seu fluxo de trabalho recém-atualizado ajudará sua equipe a se tornar mais eficiente.

Espero que os passos acima o guie na direção certa para construir fluxos de automação eficientes que auxiliem em seus fluxos de trabalho de negócios para a automação e maior produtividade. Sinta-se à vontade para compartilhar conosco suas experiências.

Esse post foi escrito pela  LAHAR, um software de automação de marketing robusto com essas e muitas outras funcionalidades.

 

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