Inbound Marketing
Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing?

Bom, se você chegou até aqui querendo a resposta desta pergunta é porque provavelmente se interessou pelo assunto e também passou por outros blogs para colher informações sobre Inbound Marketing.

Hoje todos o chamam de o Novo Marketing, usamos este termo para diferencia-lo do velho marketing, conhecido com Outbound Marketing.

Agora serei bem claro e objetivo: Inbound Marketing é o método mais efetivo de marketing para fazer negócios online. Sim, nessa frase resumimos o que é inbound marketing.

O que é Outbound Marketing?

Neste tópico serei o mais breve e sucinto possível! Outbound Marketing são métodos antigos de comprar anúncios, como: Comprar listas de e-mail e esperar apareçam leads qualificados em sua caixa de entrada.

Confira outros exemplos de Outbound Marketing: Anúncio no jornal, televisão, rádio, mala direta, revistas e ligações telefônicas.

Viu como é fácil entender a diferença entre o Novo Marketing e o Velho Marketing?

Qual é a função do Inbound Marketing?

O Novo Marketing se resume em 3 grandes funções: Atrair o Tráfego Certo, Conversão de Lead e Fechar a Venda.

Vamos ver agora como funciona cada uma dessas funções:

Atraindo o tráfego certo

De maneira nenhuma você vai querer atrair qualquer tráfego para seu site, você quer as pessoas certas, que são as mais prováveis de se tornarem leads, e depois clientes felizes. Seus clientes ideais são conhecidos também como Buyer Personas (você vai encontrar um artigo sobre o assunto aqui no Superstorm).

O jeito mais comum e efetivo de atrair o tráfego certo para seu site:

Blogando: O Inbound Marketing começa com o blog, o blog sem dúvida é a melhor forma de atrair novos visitantes para o seu website.

Mídias Sociais: Compartilhe conteúdo notável e valioso nas redes sociais, assim engaja seus clientes e coloca um rosto humano em sua marca. Seja interativo nas redes sociais onde seus compradores ideais gastam o tempo deles.

SEO: Você precisa ter uma presença destacada nos motores de busca quando seus leads o procuram. Para chegar lá você precisa escolher palavras-chave analiticamente, otimizar páginas e criar conteúdo relevante ao seu público-alvo.

Convertendo Leads

Uma vez que você recebe visitantes em seu site, o próximo passo é convertê-los em leads ao obter suas informações de contato. O mínimo que você precisa é de um endereço de e-mail. As informações do contato são a troca mais valiosa que existe no marketing online.

Fechando a Venda

Depois que você atraiu os visitantes certos e converteu os leads qualificados, já posso te dizer que está no caminho certo. Mas agora você vai precisar transformar aqueles leads em clientes.

Como você vai conseguir fazer isso? Algumas táticas de marketing podem ser usadas nesse estágio, assim você pode ter certeza que está fechando os leads certos na hora certa.

Essas táticas são: Pontuação de Leads, E-mail, Automação de Marketing e Relatório Ciclo Fechado (Closed Loop Reporting).

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são a mesma coisa?

São similares e também podem ser confundidos. O Inbound Marketing em sua essência chega ao fim, quando você faz a sua venda. Porém, você precisa continuar com a estratégia de Marketing de Conteúdo depois da venda.

Para finalizar, o Marketing de Conteúdo deve fazer parte do seu processo e não ser algo a parte.

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