Superstorm Entrevista: Sandra Turchi

Superstorm Entrevista: Sandra Turchi

Olá, Pessoal!

O Superstorm Entrevista de hoje é com a Sandra Turchi, especialista em Marketing Digital e E-commerce, palestrante, professora e também é sócia diretora da Digitalents, empresa de marketing digital e e-commerce que oferece serviços de consultoria, gestão de talentos, cursos e treinamentos.

Sandra, foi por 3 anos consecutivos (2009, 2010 e 2011) indicada pela revista americana SMMagazine como um dos 20 professores de marketing mais influentes do mundo na área de mídias sociais. Também é autora do Livro “Estratégias de Marketing Digital e E-commerce”.

Agora que você já conhece um pouco sobre ela, vamos a nossa entrevista:

1 – Qual sua expectativa sobre o Marketing Digital em 2015?

O marketing digital se modifica constantemente, acho que aumentará o interesse das empresas por estratégias voltadas para essa área, assim como um aumento da verba destinadas ao marketing digital.
As tendências que giram em torno desse universo, mesmo com a crise que enfrentamos, se destacarão ainda mais durante esse ano e será importante para as empresas ficarem sempre atualizadas e alinhadas com estratégias de marketing de conteúdo, inbound marketing, mídia programática, google adwords, estratégias de SEO, uso planejado das redes sociais, big data para conseguir personalizar mais a experiência para o consumidor, e principalmente o uso do mobile que tem provado que a responsividade já é obrigatória nesse momento.

2 – Com uma infinidade de conteúdo na internet, por que as pequenas empresas ainda têm receio em investir no marketing digital?

Parte desse receio pode se dar pelo fato de que não basta apenas você decidir entrar no meio digital e fazer curadoria de conteúdo, é muito mais complexo que isso. É necessário planejamento, estudo para saber onde que estão os consumidores das marcas, onde a marca de fato deve entrar para assim iniciar um trabalho que seja assertivo e que faça com que essas pequenas empresas não sejam apenas “mais uma” nesse universo.
Hoje não é mais uma opção estar no mundo digital, é quase uma imposição do próprio mercado para empresas de todos os tamanhos.
A internet oferece uma das formas mais assertivas de se comunicar com seu público-alvo, não necessitando de uma verba elevadíssima para isso, devido à diversidade de opções. Por as pequenas empresas disporem de poucos recursos para promoverem sua marca/serviços/produtos a internet aparece como uma excelente opção, basta um planejamento e instrução para conhecerem as técnicas, ferramentas… talvez o receio se dê pelo desconhecimento.

3 – Como um novo negócio pode se diferenciar e vender mais na internet?

Hoje os consumidores não estão mais interessados em ações genéricas que atingem a todos, a personalização é o caminho para oferecer uma experiência mais relevante e memorável. Saber onde está seu consumidor e o que ele realmente quer, direcionando seus esforços para atingi-lo com precisão, pode trazer bons resultados para sua empresa e atrai-lo com conteúdo e ações específicas.
Então, é possível encontrar essa personalização em cada etapa do processo de compra do consumidor desde a coleta de dados para identificar as necessidades e informações pessoais do consumidor, tornando mais próxima a relação, quanto no pós-venda, para fazê-lo perceber que mesmo depois da compra efetuada a empresa ainda se preocupa, podendo gerar novas oportunidades de negócios.

4 – Quando um negócio precisa de uma nova estratégia de marketing?

Toda empresa precisa de novas estratégias para se adequar ao momento em que vive o mercado e o consumidor, para se adaptar às novas tendências e às próprias mudanças internas como forma de estar um passo à frente da concorrência e antever situações. Atualmente o mercado e o público se alteram rapidamente e novas estratégias ajudam a entender o que não fazer, a reforçar os pontos positivos que a empresa já vem desempenhando e reduzir os pontos fracos e principalmente a descobrir e aproveitar novas oportunidades de mercado. As estratégias devem ser repensadas como forma de atrair novos públicos, fortalecer sua marca, aumentar o retorno sobre o investimento, reduzir custos e adotar um posicionamento mais estratégico com o momento atual.

5 – Marketing como despesa x Marketing como investimento. Como você enxerga isso, diante da crise vivida no mercado?

O marketing pode ser um investimento para tirar empresas da crise vivida no mercado e mantê-las ativas. Por mais que a confiança, finanças e expectativas dos consumidores estejam meio abaladas, muitas empresas pensam em reduzir gastos com o marketing, tratando-o como despesa e não como investimento.
Esse momento deveria privilegiar o marketing, pois vai ajudar sua empresa a entender melhor os desejos e anseios de seus consumidores para adequar melhor as ações propostas pela empresa, podendo gerar uma nova proximidade com o consumidor e potenciais consumidores, destacando a empresa frente a outras que tratam o marketing como uma conta a mais.

6 – Quais são os maiores desafios que você enfrenta com o marketing online?

O primeiro desafio é o de achar profissionais qualificados para atuar na área, é a falta de mão de obra com conhecimentos específicos e capacitada para atuar no universo digital. Alinhado com o comportamento cada vez mais distinto dos consumidores, que por estarem melhor informados e hiperconectados, exigem dos profissionais pensamentos rápidos, capazes de antever os próximos passos e propor as melhores formas para atrai-los.
Por fim, saber como transformar os dados em informações inteligentes para serem disseminadas para os consumidores, entendendo como se destacar e fazer um conteúdo original e relevante para um público que já possui uma vasta quantidade de informações, é crucial para fidelizar o consumidor.

7 – Qual estratégia de marketing digital uma marca não pode deixar de fazer?

É fundamental que toda marca faça marketing de conteúdo útil, relevante e atrativo para despertar em seu consumidor a vontade de compartilhar e fazer outras pessoas também serem impactadas pelo seu conteúdo, podendo aumentar o tráfego e conversões para sua marca.
Estar presente nas redes sociais exige planejamento, objetivos bem definidos e uma agenda de postagens, para manter sua rede sempre atualizada, gerando interesse constante do consumidor em usá-las como fonte de informação e de entretenimento também.
Outra estratégia importante é definir objetivos para as campanhas nas redes, visto que os algoritmos têm mudado constantemente afetando o engajamento e o alcance orgânico com o conteúdo que é publicado e das próprias campanhas.
Mas é importante lembrar que estratégias de marketing digital devem ser realizadas em conjunto, uma só estratégia não é o suficiente para conseguir fazer com que a empresa atinja os consumidores em diferentes momentos, formas e formatos.

8 – Em meio a tanta concorrência, como você se sentiu ao ser indicada por 3 anos consecutivos pela revista americana SMMagazine como um dos 20 professores de marketing mais influentes do mundo na área de mídias sociais?

Foi uma grande honra essa menção, afinal, como você disse, há uma enorme concorrência nessa área. Mas o maior desafio para todos nós profissionais desse mercado é nos mantermos atualizados, produtivos e mantermos também a nossa reputação.
E muito recentemente, agora em junho de 2015, fiquei ainda mais contente por ter sido selecionada como parceira no Brasil da Universidade de Leipzig, na Alemanha, para fomento de debates com relação a mídias sociais. Isso sim foi uma grande honra.

9 – Vamos falar sobre a Digitalents? Conte para nós sobre seu trabalho lá.

Fundei a Digitalents no final de 2012 com o objetivo de apoiar as empresas a terem mais sucesso no mundo digital. Levamos serviços como consultoria, assessoria, treinamentos, palestras e headhunting com foco no marketing digital e E-commerce. Já atendemos diversas empresas de diferentes ramos.
E após um ano aproximadamente criamos também uma área que tem crescido muito que é voltada para assessorar os profissionais em busca de aconselhamento de carreira, coaching e recolocação profissional, com um olhar especial para o mercado de comunicação, marketing e digital, é claro.

Semanalmente você pode encontrar artigos da Sandra Turchi aqui no Superstorm.

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