O Superstorm Entrevista de hoje é com um cara sensacional: Luís Felipe Cota, CEO da Goomark. Uma agência de marketing digital focada em performance que já movimentou mais de 7 milhões de reais em publicidade para PME’s no ultimo ano.
Recentemente tive o prazer de bater um papo super bacana com ele e conheci a estrutura da agência que atende mais de 400 contas de PME’s em todo o Brasil.
Agora, aproveite esta entrevista. Está imperdível!
1 – Luís, como foi os primeiros passos da Goomark no mercado digital?
Muito legal essa pergunta Herbert, eu trabalhava como farmer na Fujitsu do Brasil, atendia contas grandes como McDonald´s, Honda, Yamaha, Bugue, entre outras, mas estava focado em trabalhar com marketing ou comunicação, estudando e lendo tudo sobre, conheci o marketing digital e resolvi me aventurar. Abri a Goomark e logo de cara conquistamos contas grandes como (ISC)² e Catho, porém o meu objetivo nunca foi concorrer com grandes agências e sim ser a melhor e maior agência para pequenas e médias empresas, fazer um trabalho de sucesso para um único cliente cheio de verba, desculpa, muita gente faz, atender centenas ou milhares de clientes com um padrão global de qualidade é um desafio que me motiva e acredito estar restrito a poucas pessoas e empresas.
2 – Recentemente a Goomark fez mais um evento de casa cheia do Google. O evento superou suas expectativas?
Sim e de muita gente!
O Google abre espaço para as agências realizarem um café da manhã com eles, fizemos alguns e sempre lotamos aquelas salinhas de 60 pessoas, no mês passado o pessoal de Channel Sales a Julia e o Adriano nos desafiaram a lotar ao auditório principal, foi um sucesso, travamos a recepção das caras rs…..
Contudo é uma atividade que exige resultado, utilizamos eventos como ferramenta para esquentar o pipeline e jogar oportunidades para dentro, o evento foi a algumas semanas e já temos um bom volume de novos negócios tendo atacada, até agora, somente 35% do funil, estamos ansiosos e já planejando o próximo que será em outubro, estão todos convidados.
3 – Além de ser uma referência em comunicação e marketing, a Goomark foi uma das agências que mais cresceu no mercado de PMEs. Como você avalia esse crescimento e o mercado de PMEs?
O mercado PME é um mercado gigante, 6 milhões de empresas, porém desafiador, é preciso achar a medida certa de preço e infraestrutura, se cobrar muito caro a PME não compra, se cobrar muito barato a conta não fecha, temos tido sucesso com uma força de vendas que tem a melhor produtividade por executivo do Brasil, fazemos isso preparando o time tecnicamente, motivando os caras e claro, com uma comissão bem agressiva, rs…
Mas o grande segredo é entregar o que a PME quer, a PME quer conquistar o sonho de negócio realizado e esse é o nosso negócio. Atender 400 clientes, com bons índices de satisfação, incrementando receita e crescendo 100% ao ano exige gente boa e motivada, processos claros e precisos e claro um produto excelente.
4 – O Inbound Marketing está em crescimento constante no Brasil. Por que esta estratégia tem se tornado tão importante para os negócios online?
O inbound é a nossa grande aposta para o mercado PME, pois ele engloba todas as estratégias online, não se limita ao SEO ou ao Google AdWords, tudo se conversa, converge e trabalha em harmonia. Para uma PME o investimento inicial pode até ser mais alto, mas no longo prazo é o melhor ROI possível, ter como a base dos negócios tráfego orgânico é a grande chave para o sucesso no marketing digital.
5 – Como você vê a evolução do Inbound Marketing nos últimos anos e qual a expectativa para o futuro?
Começamos a ofertar ao mercado o Inbound em Março, agora em agosto já temos mais de 30, ou seja, não é o futuro, é o presente. Entendo que para o futuro as ferramentas de automação precisarão sair da caixa, não dá para ter a hospedagem em um lugar, a automação em outro, o blog no word press, email marketing em outro canto, tudo precisa se conversar e o maior desafio de todos, ser “friendly”. Eu vejo que quem realizar isso primeiro dará as cartas na indústria.
6 – Quais as razões para investir em Inbound Marketing?
É a mesma razão para ter a casa própria, até quando sua empresa vai alugar cliques do Google AdWords ou Facebook Ads? Você precisa investir em conteúdo e estar presente em todas as redes sociais, trazer a audiência para os seus canais e trabalhar em cima de audiência própria, o tráfego orgânico.
Ah você faz otimização de sites, ok, mas e o trabalho de email marketing?
Spanzão não funciona mais, aí que a nutrição de leads, através de uma ferramenta como a Hubspot faz todo sentido, você se relaciona com o cliente com a mensagem certa na hora certa, isso é inbound e é assim que você vai ganhar mais dinheiro.
7 – Marketing como despesa x Marketing como investimento. Como você enxerga isso, diante da crise vivida no mercado?
Bem simples, marketing que funciona é investimento, marketing que não funciona é despesa, agora o pior é não fazer nada devido à crise.
Tenho dados internos compartilhados pelo Google entre os parceiros premium aonde é possível notar que a grande maioria dos ramos tiveram redução do custo por clique e acredite, a demanda, as buscas são as mesmas, a pior crise que pode existir é não confiar no taco e no próprio negócio, costumo dizer ao meu time que o governo e a economia eu não controlo, mas todo o resto nós vamos fazer 110%.
8 – Qual sua expectativa sobre o marketing digital no Brasil ainda em 2015?
Ainda vai ser um ano difícil, tenho um excelente relacionamento com os principais CEOs do digital e é um consenso, o cliente está bem sensível, qualquer falha ele cancela mesmo e muitos têm dificuldade para pagar os boletos, porém as vendas estão funcionando bem, as PMEs estão apostando em marketing digital na crise, isso é um excelente sinal.
Agora o momento é de alerta, não é difícil perceber que muitas agências estão em processo de downsizing e eu acredito fortemente que agências sem controle na ponta do lápis do financeiro, fluxo de caixa e P&L pode quebrar esse ano.
9 – Você como empreendedor, quais dicas você pode dar aos leitores do Superstorm que estão iniciando seu negócio online?
A melhor dica que posso dar é aquela que gostaria de receber logo quando comecei tudo e aquelas que comecei fazendo e hoje enxergo que acertei então, lá vai:
Compartilhe e mantenha o seu sonho vivo, é só ele que importa.
- Humildade em primeiro lugar eu já conheci estagiários, donos de agências, executivos que me ensinaram coisas valiosíssimas, se você fizer como a maioria que só porque comprou um carro importado anda de nariz em pé, você será ultrapassado.
- Comece fazendo tudo certo, impostos, efetivação, softwares legais, contratos feitos por um advogado, começar direito é melhor do que arrumar depois.
- Demore para contratar, demita rápido, aprendi com meu sócio uma frase “A pressa passa a merda fica”, ao contratar a empresa abre portas, se abrir a porta errada todo o tipo de coisa ruim entra e isso pode significar o fim dos planos.
- Seja sempre transparente com todo seu time, mesmo que isso te custe alguns arrependimentos, quem estiver compartilhando a sua visão de negócio vai “correr” junto contigo na direção correta
10 – Quais as primeiras estratégias de marketing digital que esse novo empreendedor pode aplicar no seu negócio?
Antes de qualquer coisa responder a seguinte pergunta: “Como o meu cliente vai descobrir que eu existo?”
Respondido, comece por aí.