Superstorm Entrevista: Andre Jensen

Superstorm Entrevista: Andre Jensen

Olá, pessoal!

Você já deve estar acostumado com nossas séries Superstorm Entrevista, e a entrevista de hoje é com Andre Jensen, um cara especial quando se fala em Marketing e fundador da Agência Inbound. Para quem não sabe, a Agência Inbound foi o primeiro parceiro que ajudou a tirar o Superstorm do papel.

A Agência Inbound é uma das agências líderes mundiais em Inbound Marketing, parceira da Hubspot. A única no Brasil com o nível Platinum de excelência.

Agora, vamos a entrevista:

1 – Qual sua expectativa sobre o Marketing Digital em 2015?

Vejo que a marketing digital continuará a crescer num ritmo acelerado. Por causa da economia atual, é possível que cresça mais rápido do que esperávamos. Estamos vendo muitas empresas com mais dificuldade de gerar demanda e fechar negócios. Quando o mercado está aquecido, é fácil de fechar negócio. Com muita sorte (ou visão), nossos clientes que começaram inbound marketing há mais de 12 meses atrás estão muito mais confortáveis do que aqueles que não optaram por iniciar um projeto desse tipo.

2 – Com uma infinidade de conteúdo na internet, por que as pequenas empresas ainda têm receio em investir no marketing digital?

Acredito que ainda existe muito receio e desconfiança, na verdade. Mas posso dizer com muita certeza que nossa metodologia não falha para quem tem compromisso com a estratégia, e o apoio das lideranças dentro da empresa.

O importante é não parar ou alterar o processo cedo demais (antes dos resultados aparecerem), e também não parar uma série de outras ações necessárias para o sucesso.

É nossa responsabilidade de mostrar para PMEs que inbound marketing é mais ciência do que arte, como uma receita de bolo. Claro que temos de ser criativos, analíticos e sistemáticos, mas tudo isso faz parte da receita.

Somos abençoados com o fato de sermos a primeira agência de inbound marketing e primeiro parceiro do Hubspot no Brasil, o que significa que temos muita experiência para garantir o sucesso. Nem todas as outras empresas têm isso, e por isso é importante confiar em uma agencia séria para ser responsável pelo seu sucesso.

3 – Como um novo negócio pode se diferenciar e vender mais na internet?

Qualquer de um dos nossos clientes precisa encontrar seu diferencial, e muitas vezes ajudamos eles neste processo, que vai destacá-los no mercando e separá-los dos concorrentes. Não existe uma maneira mais barata ou fácil de fazer isso do que inbound marketing, pois ele possibilita o contato constante com seus clientes potenciais, e cada artigo, postagem e-mail ou interação é uma oportunidade para se diferenciar e estreitar o relacionamento.

Até brincamos aqui, inbound marketing é perfeito para startups, pois você pode usar mais sua cabeça do que a carteira. Empresas estabelecidas têm verba para inflar seu tráfego. Startups não têm esse luxo.

4 – Quais as razões para investir em Inbound Marketing?

Citarei três principais: Custo baixo. Efeito bola de neve. Alto retorno de investimento.

5 – Marketing como despesa x Marketing como investimento. Como você enxerga isso, diante da crise vivida no mercado?

Dependendo do seu negócio, se você começar com inbound marketing hoje, é bem possível que você vai ter um ROI por mês negativo por até 3-6 meses. Mas depois disso, o ROI começa a crescer mais a cada mês e você consegue ter um ROI mensal razoável no final do primeiro ano. A mágica acontece no segundo ano, onde vemos um enorme aumento do ROI em nossos clientes.

É possível atingir mais de 300%, já ajustado com margem, uma porcentagem bem saudável. Mais do que isso, você está perdendo oportunidades de crescer mais. Menos, não é tão atrativo investir nessa abordagem.

Por isso, empresas que fazem inbound marketing por apenas alguns meses (são muitas!), ou mesmo somente um ano, perdem a oportunidade de realmente receber os ganhos do trabalho.

Então, até entendo o receio de algumas empresas em investir em marketing digital no meio da crise, mas por outro lado…o que mais eles vão fazer para sustentar a empresa e não parar as vendas? Em tempos de crise, as melhores empresas se sobressaem e as outras desaparecem.

6 – Porque 50% dos leads qualificados não estão prontos para comprar imediatamente?

Simplesmente porque eles precisam de maiores informações. Só porque eles estão qualificados (pelos seus parâmetros de qualificação), não significa que eles seguem suas regras.

Eles precisam ser nutridos com informações relevantes para a etapa do funil que se encontram, para aprofundarem-se cada vez mais, ou seja, eles literalmente levantam a mão para conversar com alguém da sua empresa. É a melhor forma de fazer marketing e vendas hoje em dia. Você não irrita seu cliente potencial e não perde o tempo do seu vendedor.

7 – Qual fase você considera mais importante no Inbound Marketing?

Todas. É como perguntar qual filho eu amo mais. Rs. Amo todos, mas de um jeito diferente!

8 – Como você vê a evolução do Inbound Marketing nos últimos anos e qual a expectativa para o futuro?

Quando comecei a Agência Inbound em 2010, ninguém tinha ouvido falar de inbound marketing ou marketing de conteúdo, o que se conhecia era o Adwords. Inbound marketing pegou fogo nos EUA em 2009 e ainda segue com muita força. A maioria das empresas ainda não fazem, mas a perspectiva de crescimento e maturação é positiva, principalmente no mercado brasileiro.

9 – Vamos falar sobre a Agência Inbound? Conte para nós como é o dia a dia do trabalho de vocês e também como é ser a agência mais premiada da Hubspot da América Latina.

Acho que seria melhor perguntar para nossos colaboradores! Na agência, temos que nos divertir muito, pois nosso dia a dia é muito corrido e às vezes estressante, e por isso procuramos estabelecer rotinas saudáveis com nossos colaboradores e clientes.

Não somos uma agencia de publicidade que apenas cria coisas lindas. Nós temos que entregar resultados para nossos clientes, ponto final. Mas é por isso que escolhi fazer isso. Sempre gostei de desafios! Mudar para o Brasil é um bom exemplo disso também!

Tivemos a honra de ganhar vários prêmios recentemente que refletem a seriedade e competência do nosso trabalho: “Best Customer Success”, “Best Client Training” and “Most New Customers” pela HubSpot. Também ganhamos, em parceria com Agência Ideatore, um prêmio da Cisco para “Best Integrated Marketing Campaign”, em que aplicamos uma estratégia de inbound marketing.

Enfim, nosso dia a dia é muito agitado, mas cada colaborador da Agência é viciado no sucesso dos nossos clientes e isso nos dá um propósito maior do que só trabalhar. Estamos ajudando nossos clientes a se tornarem empresas grandes e saudáveis. Não existe nada melhor para nós!

Gostou de saber o que Andre pensa sobre o Marketing Digital? Compartilhe com seus amigos!

 

1 comentário em “Superstorm Entrevista: Andre Jensen”

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