Superstorm Entrevista: Ana Maduro

Superstorm Entrevista: Ana Maduro

O Superstorm Entrevista de hoje é com a Ana Maduro, fundadora da Startup Carreira, empreendedora, coach e cool hunter na Aceleradora Startrek Digital.

Você vai conhecer como foi os primeiros passos dela no mundo profissional e como ela tem ajudado os empreendedores a alcançarem os seus objetivos.

Um pouco mais sobre a Ana Maduro:

Possui MBA Internacional em RH pela Escola de Negócios BI International, estudou Empreendedorismo na Babson Executive Education e Inovação na Berkeley University of California. Psicóloga com Certificação Internacional de Coach através da ICC – International Coach Community – Metodologia Lambert | Selo de Qualidade: European EQA.

A entrevista está incrível e você não pode deixar de ler! Tenho certeza que será de grande utilidade na sua jornada empreendedora. Confira:

Ana, como foram os seus primeiros passos no mundo profissional?

Eu trabalho desde muito nova, meu primeiro emprego foi de vendedora na papelaria da minha família aos 11 anos. Na época, lembro que além de vender para os clientes da loja eu vendia listas de materiais entre os colegas de classe e conhecia quase praticamente a escola inteira! Formalmente comecei a trabalhar aos 16 anos, época que cursava o ensino médio concomitante ao ensino técnico em administração de empresas e me apaixonei pela área de RH.

Desde então, a atuação com Desenvolvimento Humano e Organizacional é minha missão na carreira e vida. A primeira empresa foi o site Catho Online, onde tive grandes aprendizados e sonhei alçar voos mais altos!

Depois tive uma rápida passagem pelo RH da Atento Brasil e em seguida entrei na Essencis Soluções Ambientais, empresa que tive oportunidade de implementar projetos estratégicos de DHO pelo Brasil e aos 23 anos fiz minha primeira palestra e apresentação de case, no maior congresso de treinamento e desenvolvimento da América Latina o CBTD, coordenado pela Associação Brasileira de T&D.

Quais são os seus maiores desafios?

Como todo empreendedor, tenho diversos desafios diários, os principais que dividem meu tempo hoje, são:

  • Como empreendedora, estou passando pela implementação do projeto de expansão da Startup Carreira. A meta é ter presença estratégica nas principais cidades do Brasil até o primeiro semestre de 2017.

  • Trabalho principalmente como Coach de Empreendedores e a minha principal missão é despertar o pleno potencial dos meus clientes e levá-los a concretizar seus negócios. Utilizo ferramentas práticas e a metodologia de coaching alinhada aos anos de experiência com Desenvolvimento Humano e Organizacional.

  • Minha atuação como Hunter e Mentora de empreendedores e startups, através da associação com a Aceleradora Startrek Digital, baseia-se em encontrar e avaliar empreendedores e startups que possam fazer parte do caderno de investimentos da Aceleradora. Seleciono, faço um mapa de competências e apresento aos cinco sócios que compõem o conselho da Startrek. Quando a Startup é aprovada pelo conselho, também faço parte das sessões de mentoria e acompanhamento dos projetos.

  • Ainda entre os grandes desafios deste semestre, também tenho o lançamento de uma nova empresa juntamente a duas sócias, em um mercado pouco explorado no Brasil e totalmente diferente do meu segmento de atuação.

Como é conhecer diversos perfis de empreendedores e ajudar cada um deles a potencializar os resultados?

A palavra que responde mais rapidamente esta pergunta, é: INCRÍVEL. Conheço uma variedade muito grande desde empreendedores que estão começando até profissionais e executivos com muitos anos de experiência. Poder conhecer diversos perfis também me abre um leque de aprendizado sensacional! Ajudar Empreendedores no desenvolvimento de competências alinhadas aos seus negócios, todos os dias, me faz acreditar que é possível construir um pais mais alinhado a valores de pessoas do bem.

O que te motiva todos os dias?

Ver pessoas que chegam com sonhos sem saber como realizá-los e ao passar por todo processo de Coaching e Mentoria, consigo acompanhar esses sonhos sendo transformados em realidade e posteriormente em grandes histórias. O que mais me motiva e mais amo em meu trabalho é participar da realização desses projetos junto a meus clientes que posteriormente tornam-se amigos e parceiros de trabalho. Brinco que a vida é muito curta para conseguir realizar todos os sonhos do mundo, mas meu papel e principal motivação contribuem com uma “gota” a mais neste oceano chamado ecossistema empreendedor brasileiro.

Fale sobre o empreendedorismo feminino, sabemos que hoje as mulheres estão cada vez mais em evidência, criando coisas novas e participando de projetos inovadores.

Acredito que as mulheres são pessoas fundamentais seja dentro de uma organização na carreira executiva ou dentro de sua própria empresa. Precisamos acabar com as crenças do senso comum, que empreendedorismo feminino, são apenas empresas de bolo, moda, limpeza e etc.

Conheço mulheres que são extremamente bem-sucedidas em seus empreendimentos. Inclusive, o mercado de tecnologia anseia por mais empreendedoras, pois a sensibilidade feminina complementa a praticidade masculina e essa dinâmica de complementariedade traz excelentes resultados para startups e empresas.   

Ainda sobre empreendedorismo feminino, quais são as principais características dessas mulheres empreendedoras?

São mulheres focadas, sonhadoras, com uma resiliência bastante alta, que não temem novos desafios e principalmente realizadoras, ou seja, tiram seus sonhos e projetos do papel. Aprendem com os erros e se fortificam com suas vitórias. A sensibilidade, que me referi acima, ajuda com o trato junto a clientes, colaboradores e posicionamento frente a projetos inovadores.

Como o coaching ajuda no desenvolvimento humano?

O coaching é uma metodologia, que bem aplicada, tira o profissional de um ponto estático e o ajuda a realizar e concretizar seus projetos. Ajuda os profissionais a saírem de sua zona de conforto e traçar um plano de metas claro e objetivo, eliminando a subjetividade de um sonho que “pode” acontecer, para um processo onde o indivíduo “faz” acontecer!

O COACHING é uma das melhores formas de desenvolvimento profissional que existem. Porque é orientado ao futuro, ao alcance de metas e objetivos, com uma abordagem focada em resultados. A metodologia utiliza perguntas para estimular o cliente (coachee) a atingir seus objetivos, utilizar seu potencial máximo, quebrar crenças e pensamentos limitadores e obter resultados em sua carreira, negócios e vida.

Em 100% dos processos de coaching aplicados corretamente, o indivíduo nota uma grande diferença, no que diz respeito ao seu desenvolvimento tanto como profissional e quanto ser humano.

Você é fundadora da Startup Carreira, conte mais sobre o seu projeto e qual é o principal foco.

Fundei a Startup Carreira em 2013, desde então, a empresa já passou por vários níveis de desenvolvimento. A modelagem, os testes de mercado, o leque de serviços e estratégias mudaram algumas vezes. E também, assim como todo empreendedor, já quebrei e reconstruí a empresa do 0, em duas situações, que considerei como os maiores aprendizados de minha trajetória como empreendedora.

A Startup Carreira nasceu do sonho de empreender, de ajudar o maior número de profissionais e de minha paixão em desenvolver pessoas. O grande objetivo é:  Conectar talentos e organizações para transformar sonhos em histórias!

Hoje estamos em meio a um projeto de expansão, pois encontrei nos eixos Carreira e Empreendedorismo, os meus produtos e serviços principais. O de CARREIRA – oferecemos serviços voltados a profissionais que desejam seguir na carreira executiva, trabalhar o seu desenvolvimento e se posicionar de forma assertiva no mercado.

Temos a metodologia PUP – Programa Upgrade me, desenvolvida por mim e pela Cibelle Plaça, que consiste no treinamento de Linkedin, posicionamento estratégico e conquista de oportunidades. E, o eixo de EMPREENDEDORISMO – Onde o principal foco é junto a executivos que desejam efetuar sua transição de carreira para abrir o seu negócio, este profissional passa por um processo de Coaching e Mentoria, para desenvolver suas competências alinhadas ao que ele irá precisar atuando como empreendedor.

Trabalho também com Empowerment de Empreendedores, para executivos e empresários que já possuem seus negócios, mas que precisam de apoio para desenvolver novos produtos e metas. Por fim, desenvolvo projetos em grandes empresas, são eles: treinamentos que promovem o intraempreendedorismo e desenvolvimento de competências.

O Brasil, é o primeiro país no ranking de empreendedores no mundo. Três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Em dez anos, a taxa total de empreendedorismo no Brasil aumentou de 23%. Qual a mensagem que você pode deixar para esses empreendedores?

Em primeiro lugar, acredite em sua capacidade, acredite em sua energia para fazer o melhor, doe-se por inteiro, faça um excelente trabalho, seja um modelo de profissional e acima de tudo, seja um modelo como ser humano. Deixe que valores, tais como, a integridade, a honestidade e respeito, guie suas negociações e relações comerciais.

Tenha foco e seja resiliente, por muitas vezes, vai passar pela cabeça a vontade de desistir, porém é preciso ter calma, respirar fundo, tomar um café e continuar. Os resultados aparecem com o tempo e após muito trabalho. Ficar rico de uma hora para outra, ter horários flexíveis e trabalhar um ou dois dias na semana, são mitos que vendem fórmulas mágicas de empreendedorismo e elas podem até darem certo, mas é só com 0,00001% das pessoas. As outras precisam trabalhar muito!

Você precisa se preparar para as oportunidades, para as dificuldades e até mesmo para administrar o sucesso. Não esqueça de ser humilde e gentil com todos!

Abra espaço na agenda para as pessoas que ama, não os deixe fora de sua vida, pois “está ocupado (a) demais”, são essas pessoas que estarão ao seu lado nos dias mais difíceis e também são elas, que celebrarão seu sucesso, sem inveja ou falsidade. Você terá muitas pessoas que tentarão te fazer desanimar, ligue o áudio delas no mudo, escute seu coração, sua intuição e siga em frente. Seu sucesso será medido por seus resultados e não por palavras vazias, cuidado quando você o alcançar, ajude as pessoas e continue praticando quem você é em sua essência!

Se empreender for parte do seu propósito de vida, com certeza, conquistará resultados incríveis! Seja forte e corajoso (a), leve o empreendedorismo e seu negócio a sério, tudo coopera para o bem daqueles que são pessoas de bem e lembre-se: Metas são sonhos com data marcada para acontecerem, tenha muita ATITUDE para fazer ACONTECER!

superstorm

Related Posts
Leave a reply