E-mail marketing: vantagem competitiva para profissionais e empresas

E-mail marketing: vantagem competitiva para profissionais e empresas

Já pensou em abrir uma conta em qualquer rede social ou fazer compras online sem ter um e-mail ativo? Praticamente impossível! Sim, o e-mail continua firme e forte! E funciona muito bem como ferramenta de vendas para novos clientes e, principalmente, para reter um cliente atual.

Pode parecer estranho, principalmente em tempos de mídias sociais, mas o fato é que as pessoas têm o e-mail totalmente incorporado às suas vidas e ele ainda é a ferramenta de acesso mais utilizada em toda a internet. E os números não nos deixam mentir:

  • No mundo, são enviados aproximadamente 144,8 bi de e-mails diariamente.
  • 82% dos donos de smartphones recebem e escrevem e-mails a partir dos seus celulares.
  • 70% das pessoas usam os cupons ou descontos que recebem por e-mail.
  • 60% dizem que se cadastram para “receber ofertas” por e-mail.

O e-mail é uma ferramenta importante de relacionamento e representa uma vantagem competitiva para qualquer profissional. Não usá-lo como parte das suas atividades de relacionamento e vendas é um risco que você não pode correr, pois outras empresas estão abordando seus clientes por e-mail.

Por isso, se você ainda não tem uma lista de contatos pronta para começar a se relacionar com seus clientes e potenciais consumidores via e-mail marketing, está na hora de começar a montar a sua!

Veja algumas formas de começar a criar uma:

Crie conteúdo útil. Você pode criar um blog relacionado ao seu negócio e pedir que o usuário cadastre seu e-mail para acompanhar as postagens. O mesmo é válido quando você disponibilizar alguma cartilha ou e-book para baixar.

Faça anúncios pagos. Os anúncios são uma forma de atingir centenas e até milhares de pessoas. Uma sugestão é criar uma oferta no Facebook e colocar como regra o cadastro do e-mail do usuário.

Comunique em seu próprio site. Se o seu site tem um volume considerável de tráfego, esta pode ser uma opção viável para conseguir mais nomes para a sua lista. Ofereça algum desconto para quem se cadastrar para receber por e-mail a sua newsletter ou outro material.

Use afiliados. Pode ser que você tenha alguns parceiros que atuam na mesma área que você e já tenham uma lista com bastante contato. Que tal, então, fazer uma parceria de oferta conjunta para que as pessoas conheçam a sua marca? Vocês podem criar um e-mail mostrando os produtos ou serviços das duas marcas. Não esqueça, no entanto, de respeitar as boas práticas de envio de e-mail e não mandar mensagens para quem não autorizou recebê-las.

Use o e-mail marketing para marcar presença entre os seus clientes, compartilhar conteúdo relevante, divulgar produtos, serviços ou uma campanha promocional, por exemplo. E o legal do e-mail marketing é que ele pode ser usado por diferentes tipos de negócios: de um profissional autônomo a grandes empresas. Afinal, em tempos de internet e de concorrência acirrada, é preciso se comunicar com clientes e potenciais consumidores de várias formas, e o e-mail ainda é uma forma bastante efetiva de contato.

Tyngu

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