Tempo é tempo, vale muito mais que dinheiro

O tempo é hoje um dos nossos principais problemas. Em geral, até mesmo em uma conversa de bar nos queixamos da falta dele. São inúmeros os culpados: trabalho, faculdade, cursos, metrô, trânsito, aquele social com a família no final de semana, enfim, a lista pode ser interminável e personalizada individualmente. Afinal, o tempo é como uma Nau, cada capitão que cuide da sua.

Segundo Evandro Mazuco, coaching e criador do portal Gerenciar o tempo agora, o tempo é um de nossos maiores ativos, e uma vez perdido é irrecuperável. O problema, segundo ele, é que, muitas vezes, perdemos tempo sem nem perceber. No universo corporativo, por exemplo, jogamos muito tempo fora com atividades desnecessárias.

Uma delas é a prática da multitarefa. Mazuco diz que embora tenha-se a ilusão que fazer várias coisas ao mesmo tempo é produtivo, estudos do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Londres indicam que exercer mais de uma atividade ao mesmo tempo reduz a produtividade em até 40%. O número é chancelado pela pesquisa de David Strayer, diretor do laboratório de cognição aplicada da Universidade de Utah. Segundo o pesquisador, apenas 2% das pessoas tem capacidade de realizar múltiplas tarefas com qualidade. As outras 98% ao tencionar se dividir em ações justapostas irão desfocar completamente das atividades, não realizando nenhuma delas.

Mazuco comenta que isto ocorre, pois quando estamos tentando realizar várias coisas não temos um foco de atenção, mas vários de distração. O ideal, comenta ele é:  “ao invés de trabalhar em paralelo, trabalhar de forma sequencial, ou seja, iniciando uma atividade e a terminando”, pontua. Esta organização, aponta o profissional, além de ser benéfica à produtividade e ao gerenciamento de tempo, faz com que nos sintamos menos cansados, pois nos envolvemos com menos informações e mais satisfeitos, uma vez que ao final do dia haverá uma gama de atividades concluídas.

Fazer mais com o mesmo tempo

Outro ponto a ser observado para um bom desempenho é descobrir qual é o seu período mais produtivo. Isto é: em que momento do dia você está mais disposto. Mazuco detalha que em geral as pessoas são mais produtivas pela manhã.

Ele esclarece que pela manhã, nós ainda estamos físico e mentalmente tranquilos. Logo, comenta Mazuco: “este é o horário ideal para se realizar as tarefas prioritárias do seu dia”. Além disso, o profissional aconselha a não abrir emails nestas primeiras horas, pois “tudo o que está na sua caixa de entrada são prioridades de outras pessoas”, finaliza ele.

Entrevista

Além destes pontos, Evandro aborda em entrevista à SocialBase outras técnicas que, embora, pareçam salientes, não as vemos. Confira no vídeo os conselhos do profissional e tenha mais tempo para fazer o que é mais importante, seja no pessoal ou no profissional.

Confira o conteúdo original no blog da Cultura Colaborativahttp://www.culturacolaborativa.com/tempo-e-tempo-vale-muito-mais-que-dinheiro/

França

Jornalista, pós graduado em cinema e mestrando em Literatura.

Related Posts
Leave a reply