Conteúdo a longo prazo: formar opinião, espalhar ideias e sustentar a marca

Conteúdo a longo prazo:  formar opinião, espalhar ideias e sustentar a marca

Existem empresas e profissionais com autoridade inquestionável, com excelentes produtos e serviços, mas que muita gente não conhece, não segue e não ama, porque eles simplesmente não produzem conteúdo.

Estranhamente não se tem dado atenção devida ao conteúdo. Acredito saber o motivo: Conteúdo dá trabalho. No entanto, esta aí a verdade: Não existe outro caminho para um bom marketing hoje, sem uma estratégia relevante de conteúdo.

Como as pessoas não gostam que alguém venda para elas, o conteúdo é melhor forma de conquistar consumidores, já as empresas podem desenvolver diálogos de igualdade, atraindo e engajando quem realmente tem interesse no que elas fazem.

Mas como fazer o conteúdo de um negócio dar certo? Acompanhe!

É preciso ter paciência

Uma estratégia de conteúdo não funciona da noite para o dia. É como um cofrinho onde você deve colocar um pouco de dinheiro todo dia. Claro que há resultados em curto tempo, mas acima de tudo, pense nele como um sustento de sua marca a longo prazo.

Encare a consistência como um pilar

Manter a consistência é essencial. E aqui há algo que você precisa gravar: marketing de conteúdo não é ferramenta, nem campanha, é estratégia. O pensamento deve ser focado em construir algo de forma contínua e eficaz.

Faça tudo com qualidade

A ideia então é estar presente diariamente, semanalmente e mensalmente? Sim, mas a coisa só vai funcionar se houver qualidade. A estratégia deve ter o máximo de relevância e atender não apenas os objetivos de sua empresa, mas acima de tudo, necessidades do consumidor.

Trate cada formato como um produto

Toda boa empresa dá atenção ao seu produto. Cada detalhe é devidamente pensado. Aplique isso no conteúdo. Se você tratar cada formato lançado como um produto, mesmo que gratuito, começará a pensar em formas de fazer com que o público consuma com satisfação o que você publica.

Trabalhe com objetivo em formar opinião e espalhar ideias

Os responsáveis de uma empresa que investe em marketing de conteúdo devem ser especialistas em formar opinião. Seth Godin tem um pensamento interessante: As pessoas que conseguem espalhar suas ideias – independentemente de que ideias sejam – vencem. Autoexplicativo?

Então…

Uma analogia que gosto em relação ao marketing de conteúdo é: seu negócio digital é como um carro. O conteúdo é o combustível. Se você parar de abastecer, certamente o carro vai parar antes de chegar ao destino. Acima apresentei o que acredito ser os componentes para acelerar resultados!

Paulo Maccedo

Analista de Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo. Apaixonado por conteúdo e tem a escrita como estilo de vida. Faz parte do time da Mentalidade Empreendedora onde ajuda a fomentar estratégias de marketing digital.

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Comment ( 1 )
  1. Pablo
    11/03/2016 at 10:28
    Reply

    Mais um belíssimo conteúdo, Paulo! Abs

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