6 dicas para um conteúdo mais envolvente

6 dicas para um conteúdo mais envolvente

Como comunicadores nós passamos horas escrevendo, criando, pensando em temas, assuntos, melhores títulos, campanhas, conteúdo! E quando estes são publicados, queremos que eles sejam vistos, óbvio. Mas ter uma poderosa escrita ou um poderosos título que ganhe os olhos e os corações de sua audiência é e sempre será um desafio.

O fato é que se a houver o monitoramento contínuo, é mais fácil de se ajustar o que pode estar “errado”, e aos poucos ir melhorando o engajamento com seu público.

Por isso, resolvi listar 6 dicas que podem te ajudar a expandir o alcance de suas publicações e conteúdo nas mídias sociais.

#1 – Focar no Leitor

Já muito falado por todos, mas ainda vejo muitos canais de comunicação e muitas mídias pecando no básico. Um dos maiores cuidados que temos que ter é a forma de expressão do post ou do conteúdo. Em vez de focar no que você está apresentando, foque no que o seu produto ou serviço irá afetar se o público não ler, ou que tipo de benefício ele terá se ler, ou ainda qual a “dor” que você irá sanar deste leitor. Ele precisa entender que pode ter algo útil ao clicar e assim parar por alguns minutos. Se ele dedicar este tempo precioso para ler seu conteúdo é meio caminho andado. E uma vitória, claro.  

Um exemplo de formatação de post para o Leitor: “Estamos lançando uma plataforma de vídeos. “ – isso com certeza, em meio a tantos outros produtos e serviços não irá chamar a atenção.

Agora, experimente: “A partir de agora você pode contar com uma plataforma que te ajudará na criação e compartilhamento de vídeos” – algo assim soa muito mais desafiador, toca mais na “dor” do público.

#2 – Instigue a Curiosidade sempre que possível

Um professor de psicologia dos Estados Unidos que é especialista em Curiosidade divulgou um estudo que chamou a atenção para o seguinte:

O que provoca elevados níveis de curiosidade:

  •  Quando algo viola as nossas expectativas (talvez por desafiar uma crença comum)
  • Quando um post provoca uma lacuna no nosso conhecimento
  • Quando não é algo tão exagerado

A sua audiência está interessada em se tornar um melhor comerciante, ou empreendedor, ou vendedor. Se você souber o que eles procuram saber, dentro do seu nicho de negócio, você poderá atingir a todos com algo que esteja dentro destas três possibilidades acima.

E mais, se você usar algo no post que indique uma promessa de que você irá sanar esta dúvida, o alcance será ainda maior! Mas lembre-se: você DEVE sanar a dúvida! Não pode ser só uma promessa!

A formulação de uma frase que indica que o conteúdo pode ser novo ou diferente do que o leitor já sabe muda muito o alcance. Além disso, se você irá usar um exemplo prático seu ou de sua empresa, utilize o termo “vida real” ou “na prática” junto do título do post. Sua audiência irá entender que não poderá “perder” esta informação tão valiosa, já que se trata de uma experiência.

#3 – Concentre-se no valor da informação

Antes de compartilhar qualquer coisa nas mídias, pergunte-se por que você está compartilhando, por que as pessoas se preocupariam com este post e qual o valor que ele fornece para seus fãs.

As pessoas gostam de justificar suas ações, ter um motivo para curtir, compartilhar, comentar. A razão desencadeia cada clique, e consequentemente, a viralização de um post, vídeo, etc.

E por isso, tenha o foco do seu conteúdo no valor do leitor, deixando claro por que as pessoas devem se preocupar com o seu post, como já mencionado nos itens acima. Como?

Através das chamadas para a ação que devem se concentrar no valor. Por exemplo, em vez de “Clique agora para ler mais”, tentar algo que promete valor, tal como, “Descubra mais insights.” Isso melhora e muito a aceitação do leitor.

#4 – Use uma voz consistente

Definir como você irá falar e se comunicar com seu público é uma das principais formas de você se posicionar. Então, temos que cuidar muito bem como será esta voz para saber se ela está de acordo com o público que estou interessado em atingir.

Além de questões de vocabulário, cuidados em como se expressar, se na primeira pessoa ou na 3ª pessoa do plural são fundamentais.

Os clientes conhecem a personalidade de uma organização através da mídia social e através de sua “voz”. É importante que sua “personalidade” seja consciente e presente em todas as mídias, e unificada, claro. Não adianta falar de uma forma no Twitter e de outra no Snapchat ou Facebook. Apenas o que irá mudar é o foco, formatação e tipo de postagem, não a linguagem.

#5 – Adicione um emoticon (ou dois)

Os símbolos têm tido grande alcance independente de idade, já não são só os adolescentes que usam emoticons. Mais de 6 mil milhões de emoticons são enviados todos os dias!

Quando se trata de mensagens e comunicação através da mídia social, os emojis podem fazer uma enorme diferença no desempenho de um post. Um estudo americano sobre o envolvimento no Facebook descobriu: Posts com emoticons recebem uma taxa de participação e comentários de 33% maior. E no Twitter não é diferente! Inclusive é até maior a taxa: 45% mais!

Então, quando você editar o seu próximo post ou montar seu calendário editorial, inclua a possibilidade de brincar com emoticons para ver como eles se encaixam com seu conteúdo.

#6 – Faça perguntas, questione!

Boas e eficazes mensagens de mídia social podem proporcionar uma mesma sensação de que se estivéssemos conversando com um amigo próximo.

E uma das formas de construir estes vínculos reais com o seu público e facilitar uma conversação, é através de perguntas e enquetes. Perguntas são uma ótima maneira de trazer os leitores para uma conversa e aumentar a interação com o seu conteúdo, e até mesmo, saber quais são as “dores” deles, o que eles pensam de nosso trabalho e o que eles preferem ler.

Assim, humanizamos as mídias, construímos valor para nosso público e mostramos que nossa preocupação é com ele!

Não há uma forma mágica para o Social Media, nem posts perfeitos, nem formatação perfeita, etc. O que devemos ter em mente é que temos que fazer, testar, corrigir, monitorar e refletir. Se estiver dando certo, então, porque não compartilhar com outros profissionais, não é mesmo?

Fica aqui minhas dicas, e se você tiver mais alguma, compartilhe conosco!

Débora Saldanha

Atualmente trabalho com Marketing, Vendas e Relacionamento com o Cliente na Alpar do Brasil, uma operadora de marcas líderes no segmento de Esportes. Tenho uma parceria com a Agência Aliveweb onde atuo como Gestora de Conteúdo e Mídias. Sou voluntária e associada ao projeto Implantando Marketing, atuando com Marketing Digital e parcerias em gestão de eventos. Tenho minha Assessoria em Marketing, onde trabalho com desenvolvimento de negócios digitais, novos projetos, ferramentas do Marketing Digital, midia kit e posicionamento. Também sou Cronista Esportiva: escrevo sobre futebol, Grêmio e marketing esportivo e atuo numa rádio do Equador e uma revista de Madrid. Graduada em Marketing e Relações Públicas, sou apaixonada por comunicação, mídias, jornalismo e esportes. Instagram: @debora_saldanha

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