Como funciona um chatbot?

Como funciona um chatbot?

Quem pensa que o atendimento ao cliente só pode ser aprimorado através de interações humanas, certamente ainda não conhece os chatbots. Verdadeiras tendências no mundo digital, os chatbots são softwares de inteligência artificial inseridos em chats de conversas e que permitem um diálogo natural com as pessoas.

Em outras palavras, são robôs que, programados, tornam-se inteligentes para interagirem e se comunicarem com a gente, nos ajudando a solucionar pequenos problemas do dia a dia.

Você já sabe o que é, mas quer saber como funciona um chatbot? Veja a seguir!

Programados, mas inteligentes

Imagine que, hoje, já é possível conversar com um robô capacitado para tirar suas principais dúvidas sobre um produto ou serviço. Incrível, não é? Acontece que, para que isso efetivamente aconteça, que não cause estranhamento e, pelo contrário, que pareça uma conversa natural, em linguagem coloquial e tom de voz adequado ao da marca em questão, em algum momento ele deve ser programado. E como isso acontece?

O chatbot, ao ser desenvolvido, é “abastecido” com um banco de dados completo a partir da necessidade de cada empresa. Ele é configurado com uma lista de perguntas e respostas, informações pré-definidas, inclusão de vocabulário próprio, imagens e até mesmo links, que podem direcionar o usuário para sites ou páginas externas. As respostas, portanto, acontecem a partir de palavras-chave, banco de dados, além do histórico e busca de cada usuário.

Assim, quando alguém entra em contato com um chatbot, ele rapidamente interpreta a mensagem com o apoio de sua inteligência artificial, transmitindo uma resposta natural e imitando o comportamento humano. Geralmente, para atender às expectativas do usuário, ele também fará perguntas de acordo com sua programação, criando um diálogo personalizado em cada contato. Com o passar do tempo, é inevitável que o chatbot fique “esperto” e adquira mais conhecimento com cada interação bem-sucedida.

Acesso por apps já conhecidos

Para empresas dos mais diferenciados segmentos, a grande facilidade de usar um chatbot é poder inseri-lo diretamente em aplicativos já conhecidos e utilizados pelos usuários, como é o caso do Telegram, Twitter, SMS e, principalmente, o Facebook Messenger.

Dessa forma, para utilizar um chatbot, você não precisa necessariamente baixar um novo aplicativo e ocupar espaço no armazenamento de seu smartphone. E por estar integrado aos apps de mensagens já existentes, interagir com um chatbot é algo que acontece quase que instantaneamente, em interfaces que já estamos familiarizados, tornando a experiência mais simples e, ao mesmo tempo, completa.

Objetivos, ágeis e divertidos

Em um mundo onde as pessoas buscam cada dia mais informações e imediatismo, por que determinar horários para atender um cliente? Por que fazê-lo esperar para ter uma resposta? Por que não otimizar tempo de ambos os lados? Por que não tornar a vida mais fácil, se é exatamente o que um chatbot pode fazer por você?

Além de reduzir custos para a empresa e garantir o aumento de performance, como oferece a solução do Superstorm em chatbots, com esse recurso, as interações entre marcas e consumidores podem ser muito mais objetivas. E isso não significa que haverá uma comunicação distante e restrita, que possa estressar o usuário.

Um chatbot, se bem programado, pode, inclusive, oferecer a ele uma experiência única e divertida, uma vez que será personalizado com linguagens e identidades visuais.

E não vamos nos esquecer de suas características. Um chatbot também pode ser um personagem da sua empresa, por que não? É possível que tenha um nome, uma “cara”, uma linguagem própria e que use os recursos de inteligência artificial para se aprimorar e surpreender nos modos de agir.

De fato, a forma com que foram configurados e se portam aos seres humanos é o que mais se destaca na capacidade de um chatbot. O tom de voz leve, informal e solícito também resulta na simpatia do usuário, que, ao ter seus problemas resolvidos, pode deixar passar despercebido o fato de que, na verdade, conversava com um robô.

Tenha seu próprio chatbot!

Se os chatbots são tão admirados é porque há o aperfeiçoamento constante da inteligência artificial e, consequentemente, dessas interfaces conversacionais e objetivos que podem alcançar. Todo este cenário faz com que as empresas enxerguem vantagens reais nos chatbots, como a captação de leads qualificados, a agilidade no SAC, o direcionamento aos sites externos de inscrições, downloads e agendamentos ou mesmo a aproximação de seu cliente.

É… Parece que já foi o tempo em que os robôs eram conhecidos por seu relacionamento travado e limitado. Ou melhor, nem percebíamos a possibilidade de um relacionamento tão real e cotidiano com recursos como esse. Acontece que os chatbots já são uma realidade no mercado e cada dia abrem oportunidades mais inovadoras para empresas. Por que, então, você ficaria de fora dessa?

Entre em contato com o Superstorm e saiba como utilizar seu próprio chatbot! Pretende explorá-lo no Facebook? Através de e-mail? SMS? Ou já imagina ele sendo destaque em seu site?

Com o Superstorm Solutions, você garante excelentes resultados em meios e formatos diferenciados, além de personalização e facilidades únicas para alcançar suas principais metas!

superstorm

Related Posts
Leave a reply