Como um chatbot pode ajudar minha empresa?

Como um chatbot pode ajudar minha empresa?

Aqui no Superstorm, temos explorado um pouco mais do universo dos chatbots e como eles têm transformado a forma de comunicação entre marcas e consumidores. E se você também se pergunta “como um chatbot pode ajudar minha empresa?”, veio ao lugar certo para descobrir!

Mas, antes de explicar as grandes vantagens dos chatbots para os negócios, é importante deixarmos claro o que eles são. Em poucas palavras, trata-se de uma tecnologia capaz de integrar a inteligência artificial aos chats de conversas que já conhecemos, como é o caso do Facebook Messenger, de nossos SMS, ou mesmo de sites que atuam em segmentos diferenciados.

Os robôs mais populares das mídias digitais já estão sendo programados para diversas finalidades, envolvendo sempre uma conversa real e cada dia mais natural com os clientes, que, por sua vez, encontram, neste serviço, soluções rápidas, curiosas e eficazes.

Veja como os chatbots ainda podem ajudar a sua empresa:

Redução de custos

Quem não gosta de encontrar novas maneiras para economizar gastos na empresa? Usar um chatbot é uma alternativa excelente para reduzir os custos, principalmente com atendimento e para otimizar a área de recursos humanos. Muitas vezes, pela alta demanda de interações, contrata-se um profissional apenas para realizar o primeiro contato com um potencial cliente, que encontra várias dúvidas ao se interessar por um produto ou serviço.

No entanto, essas questões poderiam ser facilmente respondidas com a implementação de um chatbot, que terá um custo único para a empresa, e ainda diminui o risco de erros com informações básicas e essenciais ao cliente. Com ele, ficam os históricos, banco de dados completo e, se bem configurado, a satisfação será garantida.

Qualificação e praticidade no atendimento

O atendimento qualificado e dinâmico dos chatbots faz com que eles sejam avaliados como as maneiras mais práticas para resolver os problemas de clientes. Com uma boa configuração inicial, um banco de perguntas e respostas transparente e que efetivamente ofereça as informações que os usuários buscam ao contatar a empresa, o atendimento será altamente qualificado. É claro, no início, será como se houvesse um treinamento, mas de um “funcionário” que irá permanecer para sempre na empresa – motivado, atento e ativo 24 horas por dia.

Otimização de tempo

Sabemos o quanto a necessidade do imediatismo, de respostas cada vez mais rápidas, acaba exigindo das empresas o que muitas vezes elas não possuem: tempo. E há melhor forma de otimizar o tempo dos colaboradores do que com um robô 100% disposto a ajudar o propósito da empresa? Se a ideia é captar leads qualificados para vendas, por exemplo, os chatbots podem fazer isso por você!

Configure-os com as perguntas corretas e eles reunirão o histórico completo e dados dos usuários, sem que um funcionário precise gastar tempo para isso.

Assim, os profissionais podem focar no que realmente não pode ser automatizado e exige sua atenção e dedicação. Um Social Media, no caso, não precisará perder tempo filtrando mensagens… Poderá, ao invés disso, analisar dados, produzir conteúdo, se relacionar com clientes, entre outras funções que poderão fazer parte de sua rotina.

Um atendente em uma pizzaria não precisará parar para anotar pedidos por telefone, se um chatbot já fizer isso por ele de maneira on-line e em uma interface de fácil acesso.

Proximidade com o cliente

Apesar de ser um relacionamento automatizado, os chatbots podem ser mais humanos do que você imagina. O retorno rápido e eficaz, por si só, já poderá ser o responsável por fidelizar clientes, mas as interações personalizadas podem aproximá-los ainda mais. Se a sua empresa permite uma linguagem descontraída, imagine como o seu chatbot poderá surpreender os usuários, utilizando um tom de voz leve, com dicas, informações, elogios ou gírias que ganhem a simpatia do público.

A ideia é que ele tenha a cara da sua empresa e que o cliente, ao terminar a conversa, saia satisfeito e sinta-se realmente ligado à empresa.

Personalização de acordo com a necessidade da sua empresa

Não importa qual é a sua área de atuação, o chatbot pode te auxiliar de inúmeras maneiras. Se a sua empresa procura vendas, você poderá direcioná-lo para captar dados do cliente, seja para o telemarketing ou para áreas específicas. Se busca inscrições on-line ou download de um aplicativo, ele poderá direcionar o usuário para sites externos, onde efetivamente preencherá seu cadastro.

Agendar serviços? Fazer pedidos? Apresentar a empresa? O seu chatbot personalizado poderá te dar uma mãozinha para alcançar todos esses objetivos. E em questão de atendimento, não precisamos nem falar! Se o lead quiser informações sobre a empresa, o seu chatbot estará preparado para passá-las da maneira mais dinâmica possível: com o uso de imagens, vídeos, dicas e mensagens que tornarão o SAC muito mais completo e divertido.

E você ainda tem dúvidas de que, ao usar um chatbot, a sua empresa estará melhorando a produtividade e garantindo os melhores resultados? Inove agora mesmo ao se comunicar com seus clientes!

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